top of page
  • flaviarec

" 5 curiosidades da obra A Última Ceia de Leonardo da Vinci"


A obra "Última Ceia de Leonardo da Vinci" é uma das escolhas favoritas dos visitantes a cidade de Milão. Pois a obra desperta muita curiosidades, porque existe uma história antes de ser realizada, uma  história contada na própria pintura e inúmeras  histórias que ocorreram depois de pronta. Ou seja, muita coisa a se falar da pintura.

Mas aqui, eu selecionei 5 curiosidades que marcam este ícone de Da Vinci.



1. A Última Ceia não é um afresco. Afrescos tradicionais envolvem pintura em gesso úmido para uma forte ligação com a parede. Mas Leonardo da Vinci, sempre o experimentador, tentou algo diferente. Ele aplicou têmpera (tinta feita com pigmentos misturados com gema de ovo) em uma superfície de gesso seco.



2. Durante a tumultuada era da Segunda Guerra Mundial, A Última Ceia enfrentou um teste formidável. Uma bomba devastou o teto e uma parte da parede que abrigava o refeitório, onde a obra-prima de Leonardo da Vinci residia. Apesar da devastação que a cercava, milagrosamente, a pintura resistiu. 



3. Da Vinci usou um martelo e um prego para obter a perspectiva ideal A Última Ceia não é apenas impressionante por causa do seu tema é também um excelente exemplo de uma perspectiva de um ponto. A maneira como Leonardo da Vinci brincou com simetria e ângulos dá à pintura uma profundidade quase onírica. Para pregar essa perspectiva perfeita, da Vinci martelou pregos na parede e usou cordas para marcar os ângulos.






4. Dos doze apóstolos, Judas é o único cujo rosto está quase completamente escondido, envolto em sombras. Isso é especialmente curioso em uma pintura que é movida pelas emoções de cada rosto. Pense nisso em relação ao esforço de da Vinci para ilustrar o "movimento da alma". Enquanto uma mão alcança o pão, a outra mão agarra uma bolsa cheia de dinheiro, outra alusão a quando ele paga trinta moedas de prata para revelar a identidade de Jesus a seus inimigos.



5. A pessoa à esquerda de Jesus não é uma mulher (ou uma imitação de Maria Madalena) é São João. Muitos acreditam erroneamente que São João é uma mulher na pintura. Da Vinci provavelmente deu a ele um brilho mais feminino e jovem com base nas ideias da sociedade renascentista.













Commentaires


bottom of page